Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um pássaro sem poiso

Palavras soltas, livres, voando por aí

Um pássaro sem poiso

Palavras soltas, livres, voando por aí

05.05.20

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 1.ª edição | 5 de maio 2020


Isa Nascimento

Nascido de uma parceria entre o Camões –​ Instituto da Cooperação e da Língua, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a representação portuguesa na UNESCO, a ONUNews e a RTP, celebra-se hoje, dia 5 de maio de 2020, a 1.ª edição do Dia Mundial da Língua Portuguesa, num formato online conforme exigem as circunstâncias.

A data foi ratificada pela UNESCO a 25 de novembro de 2019 “para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países, quatro continentes, e é a quinta mais utilizada no espaço da internet”.

 

Introduzidos os factos, e não podendo deixar de referir que aprendi 5 línguas estrangeiras ao longo da vida, resta-me apenas dizer que

A Língua Portuguesa é maravilhosamente rica e dona de um património criativo de que só pode orgulhar-se.

Nada afeta essa riqueza linguística nem esse património cultural. Não importa se escrevemos ou não segundo o Arco Ortográfico de 1990, em “português”, “brasileiro”, “moçambicano”, ou “angolano”, porque o que importa verdadeiramente é a produção artística que resulta da nossa preciosa Língua Portuguesa. E essa é extraordinária e intemporal.

20200505_113741.jpg

 

 

8 comentários

Comentar publicação